Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

Uma das maiores alegrias de ser pai é experimentar uma série de “primeiras vezes” com seu filho. O primeiro alimento sólido, a primeira palavra falada, o primeiro dia na escola, são eventos marcantes para os pais de primeira viagem.

Conforme o tempo vai passando, algumas dúvidas vão surgindo. E saber quando levar seu filho ao dentista pela primeira vez é uma questão muito comum. Espero nascer todos os dentes? Ou aguardo até surgir algum problema?

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

O que dizem os especialistas

O recomendado é levar a criança logo que o primeiro dente nasce, por volta dos 6 meses de idade. Mas na maioria das vezes os pais só levam seus filhos após os 2 anos de idade, que é quando já nasceram todos os dentes de leite.

O cuidado com os dentes de seu filho é super importante. A cárie pode aparecer em qualquer fase da vida, desde criança até adulto, fique atento na adolescência, quando eles querem inventar muita moda como mudar cabelo, fazer algum procedimento estético, ou fazer clareamento dental, existem algumas contra indicações no clareamento dental, nesses casos é preciso ser maior de 18 anos para realizar tal procedimento. Já quanto ao uso de aparelho ortodôntico, sim é indicado ainda que criança, quando se já tem os dentes permanentes.

Como escolher o melhor dentista para seu filho

Antes de ir correndo agendar uma consulta, leia as dicas para escolher um bom dentista:

  • Procure um dentista especialista no atendimento de crianças e que possa continuar cuidando dela até a adolescência.
  • Verifique a reputação do profissional e suas qualificações.
  • Converse com o dentista antes e avalie as habilidades dele.
  • Se possível, visite o consultório e converse com outros pais.

A primeira consulta ao dentista

Prepare seu filho para esta aventura, conte o que vai acontecer e o que deve esperar. Não demonstre ansiedade, tenha uma atitude positiva. O dentista é um novo amigo que vai ajudá-lo a ser saudável. E leve um brinquedo ou um livro para ela se distrair na sala de espera. Outra coisa, reserve bastante tempo na agenda, pois a pressa pode causar ainda mais nervosismo.

Na primeira vez que a criança for ao dentista o mais importante é que ela seja ambientada. Ela precisa conhecer a equipe e o consultório e se sentir acolhida. Geralmente o dentista vai apresentar os equipamentos para não causar sustos durante a consulta. E seu filho vai passar por um exame rápido para verificar possíveis cáries, a situação da gengiva e da mandíbula. Com o tempo as consultas vão se tornando mais completas.

É importante que se estabeleça um vínculo de confiança. Se você perceber que isto não está ocorrendo, não tenha receio de procurar outro profissional.

Como cuidar dos dentes das crianças

Além das consultas periódicas ao dentista, é importante estimular seu filho a cuidar dos dentes em casa:

  1. Ajude ele a escovar os dentes, ensinando o movimento correto.
  2. Coloque a quantidade certa de pasta de dente na escova; o ideal é o tamanho de um grão de ervilha.
  3. Compre escovas com cerdas macias e troque há cada 3 meses.
  4. Evite lanches com amido e açúcar, pois são substâncias que grudam nos dentes e provocam cáries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *