O consumismo no dia dos pais

dia-dos-pais

Sem sombra de dúvidas a mídia é um dos fatores que impulsiona a compra em excesso. As pessoas são bombardeadas com propagandas recheadas de atrativos, mas a atenção deve ser redobrada, principalmente com os consumidores mirins.

Hoje em dia a exposição da mídia através da televisão, internet, rádio, revistas entre outros meios, remetem a um consumo exacerbado. Essa carga de informações afeta de forma direta a educação, os valores e a formação da identidade das crianças, os quais são seres em constante desenvolvimento e necessitam do acompanhamento e cuidados dos adultos, pois as influências externas da mídia podem afetá-la de forma negativa, já que os pequenos ainda não possuem um senso crítico e discernimento do que é certo e errado. Em nossa sociedade de consumo os valores deturpados são transmitidos às crianças que acabam incorporando-os como num processo natural, elas não são consumistas, mas aprendem rápido.

Há pesquisas as quais indicam que as crianças passam em média três horas e meia na frente da televisão. Este índice é preocupante nos sentidos dos efeitos que essa publicidade pode acarretar nas crianças e quais influências podem trazer a percepção e à subjetividade dos pequenos. A tentação mora ao lado e são muitas as ofertas de produtos e a propaganda tenta chamar a atenção das crianças e da família toda, que acabam desejando determinados produtos e/ou serviços, independente de possuírem condições de comprá-lo ou não. Em contrapartida muitos pais trabalham o dia todo e sentem-se culpados por não terem tempo para os filhos.

Leia mais sobre o assunto consumismo a seguir:

Dia das crianças e consumismo
crianças x consumismo

Veja também:

Vídeo documentário: PROPAGANDA

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *