Música na Educação Infantil

A Música possui um papel importante na Educação das nossas crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.

A Musicalização é um processo de construção de conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

A Musicalização na Educação Infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável dos pequenos.

A Música na Escola

O trabalho com a Música na Educação Infantil possibilita uma variedade de modos de percepção e sensações dos alunos na sua relação com o mundo.

A música na Escola não pode ser simplesmente ornamental para animar festas, mas através da vivência sonora, visual e gestual, desenvolver a consciência dos valores humanos e encontrar meios de levar os alunos a atuarem como verdadeiros cidadãos.

As aulas de Música devem considerar as fantasias, os sentimentos e os valores, como também as habilidades cognitivas, a pesquisa, descoberta, a criação, a reflexão, levando o aluno a se “sentir” em primeiro lugar (absorção), “interiorizar” (pensar), para depois “fazer” (comunicar).
Passinho Inicial

Leia também:

Música para aprender e se divertir
A professora Katia Cassia dos Santos, de Diadema, busca a afinação com sua turma de 1ª série: flauta doce na iniciação musical. Foto: Gustavo Lourenção
A iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml

Mais um pai de primeira viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *