Gravidez saudável e a importância da saúde da mulher

Cuidados com a saúde é fundamental no dia a dia de qualquer pessoa. Não podia ser diferente para um casal, ainda que, querem ter filhos. Hoje daremos dicas de como ter mais cuidado com ela.

Saúde é um dos pilares para uma vida tranquila. Quando falamos da vida a dois, um casal unido cuida e procura zelar pela saúde um do outro. Do ponto de vista do homem, a esposa, além de companheira, representa apoio, amor, inspiração e maternidade, quando querem ter filhos.

Por isso, é válido que as duas partes do casal conheçam sobre os cuidados que precisam ser tomados no que diz respeito à saúde feminina. Seja relacionando com a gravidez ou não.

Por esse motivo preparamos este artigo com dicas práticas para que você possa se inteirar sobre o assunto.

No geral, as mulheres se cuidam mais que os homens. É, na realidade, uma das principais diferenças entre os dois sexos. De acordo com o Ministério da Saúde, o ano de 2017 registrou uma diferença de 80 milhões a mais de consultas ao médico das mulheres em relação aos homens.

No entanto, isso não pode ser motivo de diminuirmos os cuidados e as preocupações. Principalmente quando o assunto é gravidez.

Infertilidade x Boa gestação

Problemas relacionados a infertilidade podem estar presentes na vida de muitos casais. No entanto, não é motivo para alarde. Pois, na maior parte das vezes, não representam o fim para o sonho de ter uma criança.

É uma situação comum: é estimado que 15% dos casais da população mundial tenham esse tipo de problema. E a maior parte dos pares desses casos consegue o objetivo, seja por métodos tradicionais ou não.

A primeira dica para não ir de encontro a este tipo de problema é o planejamento reprodutivo. Para isso, é importante para a mulher:

– O acompanhamento pré-natal;

– Abordagens psicossociais;

– Atividades de prevenção e educação.

Tratam-se de boas práticas a ser seguidas para uma vivência sadia dessas experiências pela mulher, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, e para que seus objetivos sejam atingidos com tranquilidade.

No entanto, caso todas as boas práticas sejam executadas e a infertilidade ocorra, ela deve ser observada mais de perto, de ambas partes, sabe-se que variados fatores podem acarretar a infertilidade, tanto masculina, quanto feminina. É preciso estar atento a problemas hormonais ou à possibilidade de se estar frente-a-frente com algum tipo de doença.

A endometriose, por exemplo, é uma doença que tem relação com o crescimento do endométrio e em outras áreas do corpo da mulher. Alguns dos sintomas da endometriose são:

– Cólica menstrual intensa;

– Dores fortes durante as relações sexuais;

– Alterações intestinais;

– Dores para urinar durante o período menstrual.

Dentre as consequências desta doença, está a infertilidade, se não tratada inicialmente, e podendo acarretar problemas ainda maiores. E por isso o casal precisa estar atento e observar se pode vir a ser esse caso a ser enfrentado.

Preparados para uma saúde melhor

No decorrer abordamos algumas das questões que podem permear a vida de qualquer casal. Dando foco a saúde da mulher, mas não esquecendo da participação do homem na vida de sua parceira.

Se o casal planeja ter filhos, tanto o homem como a mulher precisam se preocupar com as questões apresentadas.

Portanto é importante ir ao médico com regularidade;

Realizar as boas práticas de planejamento de gravidez;

Observar se um eventual caso de infertilidade está relacionado a outros fatores.

Seguindo esses preparos, certamente contribuirão para uma vida saudável para ambos, afinal um casal deve ser união.

Gravidez saudável e a importância da saúde da mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *